Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Aposentados por invalidez portadores do vírus HIV/AIDS estão dispensados da reavaliação pericial

Publicado por Kaíque Freire
há 5 anos

A MP 871/2019 do Presidente Jair Bolsonaro conhecida como novo pente-fino, assinada e publicada no Diário Oficial da União no dia 18 de janeiro de 2019, estabelece uma série de mudanças.

Entre elas, existe a necessidade do aposentado por invalidez passar por perícia médica para a análise da deficiência de cada pessoa.

Contudo, publicada no dia 19/06/2019, a Lei 13.847/2019 isenta os aposentados por invalidez que são portadores do vírus HIV de submeter a perícia médica de análise de (in) capacidade laboral, in verbis:

Art. O art. 43 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, passa a vigorar acrescido do seguinte § 5º:
"Art. 43. .....................................................................................................................................................................................................................................................§ 5º A pessoa com HIV/aids é dispensada da avaliação referida no § 4º deste artigo." (NR)
Art. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Nesse contexto, este oto acrescenta o § 5º ao artigo 43 da Lei 8.213, de 24-7-91, para estabelecer que o segurado portador do HIV/AIDS está dispensado de ser convocado a qualquer momento para avaliação das condições que ensejaram a aposentadoria por invalidez, concedida judicial ou administrativamente.


Assim, caso você se encontre nessa situação, procure um advogado especialista na área previdenciária para avaliação da situação ao caso concreto.

  • Sobre o autorAdvogado, profissional em Direito Previdenciário, Civil e Processo Civil
  • Publicações16
  • Seguidores48
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1599
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aposentados-por-invalidez-portadores-do-virus-hiv-aids-estao-dispensados-da-reavaliacao-pericial/724699100

Informações relacionadas

Willams Melo , Advogado
Modeloshá 4 anos

Petição Inicial - HIV - Restabelecimento de aposentadoria por invalidez - Tutela de urgência

Gustavo Beirão, Professor de Direito do Ensino Superior
Notíciashá 5 anos

Pessoa com HIV/Aids não precisará mais ser submetido à perícia médica no INSS

Paloma Veras, Advogado
Notíciashá 5 anos

O aposentado por invalidez portador de AIDS está dispensado da perícia médica

Petição Inicial - TJSP - Ação de Aposentadoria por Invalidez Urbana Definitiva ou Auxílio-Doença - Procedimento Comum Cível

Petição Inicial - TRF03 - Ação de Manutenção de Aposentadoria por Invalidez com Pedido de Tutela de Urgência - Cumprimento de Sentença contra a Fazenda Pública - contra Instituto Nacional do Seguro Social - Inss

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Texto sucinto e explicativo.
Parabéns!
Devo fazer um vídeo sobre este tema e irei remontar meus seguidores ao seu texto.
Um abraço! continuar lendo

Obrigado Doutora.
Que ótimo !
Lembrando que a medida judicial adequada para a aplicação do direito da pessoa que se encontra nessa situação (portador de HIV passando por perícia), é Mandado de Segurança.

Abraço. continuar lendo